Diretora brasileira critica Sergio Moro e Bolsonaro ao vencer prêmio em Berlim

O documentário brasileiro “Espero tua (Re)Volta”, de Eliza Capai, foi o vencedor do prêmio concedido pela Anistia Internacional, que todo ano seleciona o que julga ser o melhor filme do Festival de Berlim. A obra acompanha as ocupações de escolas secundaristas paulistanas por adolescentes em 2015.

Emocionada, a diretora disse que, nem em seus piores pesadelos, imaginaria que o filme estrearia num momento como o da atual política nacional. Ela criticou Jair Bolsonaro e Sergio Moro no palco. “A imagem de Lula e a de Marielle Franco são faces das injustiças, faces desse governo”, disse.

O Brasil também é um dos países coprodutores de “Breve Historia del Planeta Verde”, do argentino Santiago Loza. A obra foi escolhida como o melhor longa de ficção pelo prêmio Teddy, que consagra obras de temáticas LGBT em Berlim. O “road movie” fala de como uma garota transexual se junta a dois amigos para transportar um alienígena pelo interior da Argentina.

Na noite deste sábado (16) ainda serão conhecidos os vencedores do Urso de Ouro e dos demais prêmios concedidos pelo júri internacional.