Adiado, Festival do Rio acontecerá depois da Mostra de São Paulo

Com o adiamento do Festival do Rio para novembro, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo irá “furar” a sua congênere do estado vizinho e acontecer antes.

Inicialmente agendado para ocorrer na primeira quinzena de outubro, o evento carioca foi postergado em um mês e agora está marcado para acontecer entre 1º e 11 de novembro deste ano. O festival paulistano manterá as suas datas: 18 a 31 de outubro.

Tradicionalmente, Rio antecedia São Paulo no calendário e tinha como um de seus grandes atrativos a seção Première Brasil, uma competição de filmes nacionais inéditos. Muitos desses longas depois entravam na programação da mostra paulista.

Com a alteração de datas, a Première será a mais afetada. Ainda não está claro se a mostra carioca abrirá mão do ineditismo de seus filmes brasileiros ou se vai exigir exclusividade para programá-los em novembro.

A Folha tentou entrar em contato com a direção do Festival do Rio, mas não teve resposta até a publicação deste texto. A programação também ainda não foi anunciada.

Afetados pela crise econômica, que afugentou patrocinadores, ambos os festivais cinematográficos sofreram baques em anos recentes.

Em 2016, o evento fluminense enxugou sua programação e sua duração (passou de 320 filmes nacionais e estrangeiros em 15 dias para 250 longas em 11). No ano passado, a programação manteve o total de 250 títulos, mas o orçamento total do festival foi reduzido em cerca de um quarto de milhão de reais com a saída da prefeitura do Rio entre os patrocinadores.

Já o cobertor do festival paulista começou a ficar mais curto a partir de 2015. Naquele ano, o orçamento foi reduzido em cerca de 30% na comparação com o anterior, que havia sido de R$ 6 milhões.