Novo diretor da Cinemateca é denunciado por estelionato
Anunciado pelo Ministério da Cultura na terça (27) como o novo diretor da Cinemateca, Oswaldo Massaini Filho foi denunciado sob a acusação de estelionato —crime cuja pena pode ir de um a cinco anos de reclusão, além de multa.
O processo corre em segredo de Justiça.
Massaini aparece nos autos como responsável por acompanhar os investimentos da apresentadora Márcia Goldschmidt na corretora de valores SLW, onde ele atuou como gestor autônomo.
Segundo o advogado de Goldschmidt, ela investiu cerca de R$ 200 mil na corretora entre 2001 e 2002. Mas afirma que o dinheiro “evaporou”.
Segundo o Ministério Público, que apresentou suas alegações finais em 2015, Massaini falsificou extratos de investimentos com dados falsos para que ela não percebesse “a subtração”.
Procurado pela coluna, Massaini disse não estar “a par” do processo, mas confirmou que atuou para a SLW.
Na Cinemateca, a nomeação de Massaini não foi bem recebida entre os funcionários que não foram demitidos.
*
*
Veias abertas Felipe Nepomuceno está filmando “Vagamundo”, um documentário sobre o escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015).
*
Veias abertas 2 O diretor irá atrás de personagens que inspiraram o autor e deve usar um trecho inédito de uma famosa entrevista dada por Galeano a Eric Nepomuceno, pai de Felipe, no programa “Sangue Latino”, do Canal Brasil.
*
Arquivo aberto “Desarquivando Alice Gonzaga”, de Betse de Paula (sobre a história da Cinédia), vai passar pelo Teste de Audiência, no Belas Artes, às 20h de 2/8. É o primeiro corte, que será visto e debatido pelo público, a R$ 2.
*
OS MAIS VISTOS DA SEMANA NO BRASIL
1º ‘A Lenda de Tarzan’: 630.695 pessoas
2º ‘Procurando Dory’: 527.093 pessoas
3º ‘A Era do Gelo 5’: 491.627 pessoas
4º ‘Carrossel 2’: 270.640 pessoas
5º ‘Caça-Fantasmas’: 213.398 pessoas
Fonte: Rentrak