Lava Jato vira tema de documentários
A crise política, com seu elenco de políticos burlescos e detenções espetacularizadas, embala três projetos de documentário a caminho.
Maria Augusta Ramos (“Justiça”), Petra Costa (“Elena”) e Lula Buarque de Hollanda (“O Vendedor de Passados”) estão tocando projetos que tratam desse tema.
A primeira, que está em cartaz com “Futuro Junho”, diz buscar um retrato apartidário. “Quero mostrar o aspecto multidimensional da crise.”
Em seu novo documentário, ainda sem título, ela repete algumas das características que marcam seus filmes anteriores, como o de manter a câmera acompanhando a rotina de seus personagens, e tem inovado ao trazer entrevistas.
Ela não revela o nome dos parlamentares que escolheu.
Petra também tem acumulado horas de conversas com figuras ligadas à crise política e testemunhado o trabalho das comissões parlamentares.
Ambas as diretoras relatam dificuldades em obter acesso aos corredores do Congresso.
Já o diretor Lula Buarque de Hollanda escolheu como foco os bastidores da Lava Jato.
A operação também será tema de uma série da Netflix dirigida por José Padilha.
*

*
Subindo a serra “Elis”, cinebiografia sobre a cantora Elis Regina dirigida por Hugo Prata, estará no Festival de Gramado.
Rebobinando “HIV e VHS” é o documentário de Fábio Leal e Gustavo Vinagre que vai tratar da epidemia da Aids nos anos 1980 e nos tempos atuais.“Um paralelo entre a gritaria daquela época e o silêncio dos dias de hoje”, diz Leal.
Compartilhando O brasileiro Carlos Eduardo Valinoti e o inglês Lucca Messer lançaram uma plataforma aberta a minidocumentários do mundo todo. A OUTOYOU (outoyou.com) quer reunir vídeos de três minutos sobre pessoas que tenham alguma paixão.
*
OS MAIS VISTOS DA SEMANA
1º ‘Procurando Dory’: 1.462.835 pessoas
2º ‘Como Eu Era Antes de Você’: 446.951 pessoas
3º ‘Independence Day —O Ressurgimento’: 314.851 pessoas
4º ‘Porta dos Fundos: Contrato Vitalício’: 178.349 pessoas
5º ‘Invocação do Mal 2’; 161.753 pessoas