Festival do Rio trará ‘A Forma da Água’, premiado filme de Guillermo del Toro

Por guilherme genestreti

“A Forma da Água”, premiado novo filme de Guillermo del Toro, e os elogiados “Me Chame pelo Seu Nome” e “Pequena Grande Vida” farão sua estreia brasileira no Festival do Rio.

A mostra carioca começa no próximo dia 5 e ainda não anunciou os filmes estrangeiros de sua programação, mas a Folha apurou que os três títulos farão parte dela. São grandes, inclusive, as chances de que o longa de abertura seja “Pequena Grande Vida”, de Alexander Payne.

Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, “A Forma da Água” (na imagem acima) trata do relacionamento entre uma faxineira muda e um monstro aquático. Tem os elementos sobrenaturais que marcam a obra de Del Toro, mas com um clima um pouco menos sombrio do que “O Labirinto do Fauno”, por exemplo.

Cena do filme “Me Chame pelo Seu Nome”

“Me Chame pelo Seu Nome” é um dos longas mais falados do ano desde que estreou em Sundance, no começo do ano. Nele, Armie Hammer vive o papel de um pesquisador americano que se envolve com um adolescente na casa em que esse último vive, com os pais, na Itália. O filme dirigido por Luca Guadagnino é uma das grandes apostas da Sony para tentar uma vaga no Oscar.

Já “Pequena Grande Vida” é uma sátira social com ingredientes de ficção científica que tem Matt Damon no papel de um terapeuta ocupacional que resolve passar por um processo de miniaturização. Com o seu novo –e diminuto—tamanho, o personagem encara o mundo de outra forma nessa história com mensagem ecológica.

O Festival do Rio vai até 15 de outubro e já divulgou, dentro de sua programação de filmes brasileiros, os novos longas de Juliana Rojas e Marco Dutra (“As Boas Maneiras”), Carolina Jabor (“Aos Teus Olhos”), entre outros.