Walter Salles e Maeve Jinkings se unem em projeto com o chinês Jia Zhang-ke

Por guilherme genestreti

Walter Salles faz parte de um projeto capitaneado pelo cineasta chinês Jia Zhang-ke ( de “Um Toque de Pecado”) e que vai contar com realizadores dos Brics, o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Cada um dos diretores fará um curta. O de Walter Salles se chama “Terra Treme”, que ele rodou com a atriz Maeve Jinkings (“Aquarius”) sobre o desastre ecológico de Mariana.

O roteiro do trecho brasileiro é de Gabriela Amaral Almeida. O filme vai percorrer festivais e ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Walter Salles retratou Jia no seu documentário “Jia Zhang-ke, um Homem de Fenyang”.

*

Sobre o prazer Os documentários “171, Me Engana que eu Gosto” e “O Dia que Durou 21 Anos 2”, e as ficções “O Livro dos Prazeres” e “Segundo Tempo” foram selecionados para receber apoio do Governo do Estado de SP via ProAc (Programa de Ação Cultural).

*

Sobre o prazer 2 “O Livro dos Prazeres” traz Leandra Leal e Simone Spoladore em adaptação de obra de Clarice Lispector. Já “O Dia…” resgata  documentos confidenciais do governo americano sobre a ditadura militar brasileira.

*

SOBRE O AMOR Leandra Leal e Manolo Cardona em cena de ‘Love Film Festival’, de Manuela Dias; longa aborda um triângulo amoroso numa equipe de cinema e estreia em 27/7 (Créditos: Divulgação)

*

Sobre o ódio Susana Lira lança em 17/8 o documentário “Intolerância”, produção da GloboNews e Globo Filmes, sobre o crescimento no número de crimes de ódio no Brasil.

*

Contra o ódio A cartunista Laerte desenhou o pôster do 28ª Festival Internacional de Curtas Metragens de SP (abaixo). A edição deste ano da mostra, que vai 23/8 a 3/9, terá como tema o humor. Para o cartaz, Laerte criou o personagem Ódio, contra quem uma mulher luta para se se ver livre.

Legenda: Póster feito pela cartunista Laerte para o Festival Internacional de Curtas de SP