Lar von Trier descerá até o inferno em seu novo filme

Por guilherme genestreti

O novo filme do polêmico cineasta dinamarquês Lars Von Trier terá um pé em “A Divina Comédia”, de Dante, conforme explica o próprio diretor em comunicado enviado a distribuidores internacionais, ao qual a Folha teve acesso.

Já era sabido que “The House That Jack Built” tratará da história de um “serial killer” (Matt Dillon) que rememora cinco assassinatos cometidos por ele ao longo de um período de 12 anos, e que ele relata a um personagem chamado Verge (Bruno Ganz).

Os comentários trazem novos insights: Verge é inspirado em Virgílio, que é quem conduz Dante pelos círculos do inferno na obra italiana. A descida em si, Von Trier descreve como “uma mistura entre realismo e imagens abstratas da minha mente”.

Entre cada um dos cinco assassinatos, Jack e Verge dialogam em intervalos que misturam fábula, memória e debates. O diretor diz esperar que este seja seu filme mais “moral”. “É a história de um psicopata que vai para o inferno devido a suas ações. Não consigo imaginar punição mais cabível”, escreve.

“The House That Jack Built” será distribuído no Brasil pela California Filmes. (Créditos da foto: Johannes Eisele/AFP)

***

PICARDIAS Christian Villegas, Guilherme Prates, Lipy Adler e Éverlley Santos em cena de ‘Último Virgem’; filme que remete ao clássico ‘Porky’s’ estreia no próximo dia 1º (Créditos: Vantoen Jr/Divulgação)

*

Paulo José será tema de documentário

O ator Paulo José será personagem de um documentário que homenageará os 80 anos que ele completará em 2017. “Todos os Paulos do Mundo” terá direção de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira, e produção de Vania Catani, da Bananeira Filmes.

O longa, sobre os 60 anos de carreira do ator, será estruturado a partir da montagem de cenas de vários dos filmes de que ele participou, compilados em uma ordem não necessariamente cronológica.

O contexto se dará com uma narração que vai misturar atores lendo depoimentos escritos por Paulo José e registros da voz do próprio ator.

Pede pra sair Depois de “Pequeno Segredo”, David Schurmann quer rodar um drama sobre o assassinato da missionária americana Dorothy Stang, morta no Pará em 2005. Ele diz que quer algo na linha “Tropa de Elite” e já tem em mente a primeira cena: uma perseguição frenética.

*

Pede pra entrar Marcelo Gomes submeteu “Joaquim”, cinebiografia sobre Tiradentes, para o Festival de Berlim.

*

Deixe ela entrar Ainda não finalizado, o documentário “Impeachment”, de Petra Costa, foi selecionado para buscar parceiros estrangeiros no IDFA (International Documentary Film Festival Amsterdam).