‘Dez Mandamentos’ impulsiona desempenho do cinema nacional em 2016

Por guilherme genestreti

O filme “10 Mandamentos”, adaptação da novela bíblica da Recor, alavancou os números do cinema nacional neste ano: nos sete primeiros meses, o público total dos filmes brasileiros foi 78,5% superior ao mesmo período de 2015.

Reportagem da Folha mostrou, contudo, que apesar dos recordes de venda do filme bíblico, muitas de suas sessões estiveram quase vazias.

*

dgredse
//GALINHO DE OURO Daniel de Oliveira viverá o paulistano Eder Jofre, bicampeão mundial de boxe em ‘10 Segundos’, de José Alvarenga; filme vai estrear no próximo semestre

*

Os melhores do país A Associação Brasileira de Críticos de Cinema lança na quinta (1º), no Festival de Gramado, o livro “Os 100 Melhores Filmes Brasileiros”, com ensaios sobre os títulos do ranking publicado pela entidade.

*

Parente O humorista Marcus Majella (“Vai que Cola”) está rodando “Um Tio Quase Perfeito”. Em seu primeiro papel como protagonista, ele será um trambiqueiro que tem de cuidar dos três sobrinhos.

*

Urbano Ugo Giorgetti e o arquiteto Washington Fajardo serão curadores da mostra Arq.Futuro, que a partir de 29/9, em SP e Rio, abordará a relação entre cidade e cinema em filmes como “Mamma Roma” e “Que Horas Ela Volta?”

*

Estrangeiro Jean-Louis Comolli, ex-redator-chefe da “Cahiers du Cinéma”,estará no DOCSP, encontro internacional de documentários, que ocorre entre 23/9 e 30/9, em SP.

*

Em casa Depois dos cinemas, “Paratodos”, documentário sobre atletas paralímpicos produzido pela Barry Company, estará disponível na Netflix a partir desta quinta (25).

*

Homenageada A diretora Anna Muylaert ganhou uma retrospectiva de sua obra no Festival de Cinema Latino-Americano de Vancouver. O festival começa nesta quinta (25) e o país homenageado desta edição é o Brasil. Além dos longas de Muylaert haverá exibição de “Aspirantes’, de Ives Rosenfeld, e “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro.