Lava Jato vira tema de documentários

Por guilherme genestreti

A crise política, com seu elenco de políticos burlescos e detenções espetacularizadas, embala três projetos de documentário a caminho.

Maria Augusta Ramos (“Justiça”), Petra Costa (“Elena”) e Lula Buarque de Hollanda (“O Vendedor de Passados”) estão tocando projetos que tratam desse tema.

A primeira, que está em cartaz com “Futuro Junho”, diz buscar um retrato apartidário. “Quero mostrar o aspecto multidimensional da crise.”

Em seu novo documentário, ainda sem título, ela repete algumas das características que marcam seus filmes anteriores, como o de manter a câmera acompanhando a rotina de seus personagens, e tem inovado ao trazer entrevistas.

Ela não revela o nome dos parlamentares que escolheu.

Petra também tem acumulado horas de conversas com figuras ligadas à crise política e testemunhado o trabalho das comissões parlamentares.

Ambas as diretoras relatam dificuldades em obter acesso aos corredores do Congresso.

Já o diretor Lula Buarque de Hollanda escolheu como foco os bastidores da Lava Jato.

A operação também será tema de uma série da Netflix dirigida por José Padilha.

*

Samantha Schmutz vive frentista que fica milionaria no filme 'To Ryca' Foto: Paprica Fotografia/Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Samantha Schmutz vive frentista que fica milionária no filme ‘To Ryca’, que conta com a última participação de Marília Pêra nos cinemas; estreia em 18/8  (Foto: Paprica Fotografia/Divulgação)

*

Subindo a serra “Elis”, cinebiografia sobre a cantora Elis Regina dirigida por Hugo Prata, estará no Festival de Gramado.

Rebobinando “HIV e VHS” é o documentário de Fábio Leal e Gustavo Vinagre que vai tratar da epidemia da Aids nos anos 1980 e nos tempos atuais.“Um paralelo entre a gritaria daquela época e o silêncio dos dias de hoje”, diz Leal.

Compartilhando O brasileiro Carlos Eduardo Valinoti e o inglês Lucca Messer lançaram uma plataforma aberta a minidocumentários do mundo todo. A OUTOYOU (outoyou.com) quer reunir vídeos de três minutos sobre pessoas que tenham alguma paixão.

*

OS MAIS VISTOS DA SEMANA

‘Procurando Dory’: 1.462.835 pessoas
‘Como Eu Era Antes de Você’: 446.951 pessoas
‘Independence Day —O Ressurgimento’: 314.851 pessoas
‘Porta dos Fundos: Contrato Vitalício’: 178.349 pessoas
‘Invocação do Mal 2’; 161.753 pessoas

Fonte: Rentrak